sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Anton Tchekhov

Anton Tchekhov


1860 - Em 17  de janeiro nasce Anton Pavlovitch Tchekhov, em Taganrog, na Rússia, filho de Pavel Yegorovich Tchekhov e Yevgenia Morozov.
1875 - O pai de Tchekhov foge da cidade e abandona a família quando sua mercearia vai à falência.
1879 - Tchekhov ingressa na faculdade de Medicina, na Universidade de Moscou.
1882 - Torna-se colaborador de um periódico humorístico de São Petersburgo, escrevendo contos e vinhetas.
1884 - Começa a praticar a medicina. Apresenta os primeiros sintomas de tuberculose.
1887 - Alcança sucesso literário em São Petersburgo com sua primeira peça, Ivanov.
1890 - Viaja pela Sibéria para entrevistar prisioneiros e exilados.
1895 - Escreve A Gaivota.
1896 - A Gaivota estréia no teatro e é cancelada após a quinta apresentação.
1897 - O estado de saúde de Anton se agrava.
1898 - A Gaivota é produzida com sucesso pelo Teatro de Arte de Moscou.
1899 - Tio Vânia é encenada com sucesso no Teatro de Arte de Moscou.
1901 - Estréia As Três Irmãs (*), obra considerada sua maior criação. Anton se casa com Olga Knipper.
1904 - É produzida a última peça de Tchekhov, O Jardim das Cerejeiras. Em 2 de julho Anton morre de tuberculose, na Alemanha.

(*) As Três Irmãs
Escrita e encenada em 1901, a peça As Três Irmãs conta a história de Olga, Irina e Macha. Juntamente com o irmão e a cunhada, elas conversam sobre banalidades com oficiais de uma unidade militar. Apesar da aparente superficialidade do tema, a grande força da obra está nas entrelinhas. Sufocadas pela vida provinciana, as irmãs sonham em voltar a Moscou, cidade em que passaram uma infância feliz, mas o projeto fracassa sob o peso da inércia de sua existência.

Como consequência da invasão da Rússia pelas tribos dos tártaros-mongóis, no século XIII, os camponeses russos perdem suas casas e são colocados nas propriedades dos russos ricos. No fim do século XVI eles passam a ser totalmente controlados pelos proprietários de terras, e no século seguinte a servidão se torna hereditária. Sua condição é semelhante à dos escravos, e eles podem ser vendidos a outros proprietários, em família ou individualmente.

A estrutura da sociedade russa passa por uma alteração permanente quando Anton Tchekhov tem apenas um ano de idade: em fevereiro de 1861 os servos são emancipados.

Em 17 de janeiro de 1860, na cidade portuária de Taganrog, no litoral do mar Negro, nasce Anton Pavlovitch Tchekhov. Terceiro dos seis filhos de Pavel Yegorovitch Tchekhov, dono de uma mercearia, e de Yevgenia Morozov, uma esposa e dona-de-casa dedicada e exgtremosa. O comportamento tirânico do marido não abala o amor que Yevgenia tem por ele, mas deixa cicatrizes profundas em Anton e nos dois filhos mais velhos, que jamais esqueceriam as terríveis cenas á mesa, provocadas por situações insignificantes.

No entanto, o casal tem em comum a ambição de ajudar os filhos a estudar e a aproveitar as coisas boas da vida que eles próprios não haviam tido oportunidade de desfrutar. Pavel faz questão de que os filhos compartilhem seu amor pela música e pela arte. Contra a vontade da mulher, matricula Anton e um dos irmãos, Nikolai, na escola paroquial grega, uma espécie de reformatório para filhos rebeldes de marinheiros, artesãos e comerciantes gregos que desejam manter os filhos longe das ruas e das docas.

As disciplinas são ministradas em grego, e os dois meninos, além de não conseguir acompanhar as aulas, são discriminados pelos colegas e castigados pela professora, que lhes impõe castigos físicos.
Anton e Nikolai não se queixam para o pai, mas se abrem com a mãe, e só na época do Natal Pavel fica a par do que acontece. Depois, atenendo aos pediso da esposa, matricula Anton na escola preparatória de meninos de Taganrog.

Ainda na adolescência Anton começa a escrever algumas anedotas e sátiras, além de uma peça, Órfão de Pai, que mais tarde destruiria.

Em 1875, quando a mercearia de Pavel vai à falência e ele se vê ameaçado de prisão por dívidas, vai buscar trabalho em Moscou, onde os dois filhos mais velhos cursam a universidade. A mãe fica com os filhos menores, e acaba perdendo a casa para um burocrata local que se faz passar por amigo da família. Ela e as crianças, então, partem para Moscou em julho de 1876, deixando Anton em Tanganrog para concluir os estudos. A família passa por dificuldades financeiras enquanto Pavel procura emprego, e Anton os ajuda vendendo artigos de utilidade doméstica e dando aulas particulares. Em 1877 Pavel consegue emprego no almoxarifado de ma fábrica de roupas, e em 1879 Anton conclui os estudos do colegial e segue para Moscou, onde obtém uma bolsa para cursar Medicina na Universidade de Moscou.

Anton começa a escrever não tanto para dar vazão à expressão artística, mas pela necessidade de ganhar dinheiro para se sustentar e ajudar a família. Sua primeira publicação ocorre num periódico humorístico semanal de São Petersburgo, em março de 1880. Depois disso continua escrevendo para publicações do mesmo gênero, sob diferentes pseudônimos, sendo que o mais comum deles é Antosha Chekhonte, apelido dado a ele anos antes por um professor.

Em 1882 Anton Tchekhov conhece Nicolas Leykin, editor da mais famosa revista humorística de São Petersburgo, e passa a ser seu colaborador. A revista Oskolki distingue-se das demais do gênero pela qualidade editorial. Leykin impõe o limite de duas páginas e meia para cada artigo ou história; graças a essa limitação Tchekhov desenvolve a habilidade da concisão e acaba se tornando o primeiro mestre moderno em prosa e contos.

Os anos de 1883 a 1885 são bastante produtivos para Anton Tchekhov, que precisa desesperadamente de dinheiro. Suas histórias que mais se destacam, nessa época, são: A Morte de um Oficial do Governo (1883), Gordo e Magro (1883), A Filha de Albion (1883), Camaleão (1884), Ostras (1884), Uma Noite Terrível (1884), Os Malfeitores (1885), A Desventura (1885) e Sargento Prishibeyev (1885).

Aqui já aparecem temas que predominariam na ficção de Tchekhov: a obsequiosidade e submissa tirania dos oficiais do governo; o sofrimento dos pobres; os caprichos e imprevisibilidade dos sentimentos; a ironia, os mal-entendidos, as desilusões e contradições que caracterizam a natureza humana.

Mas a arte de Tchekhov abrangeria temas mais sérios em meados da década de 1880: a fome em Ostras, o abandono em O Caçador, o remorso em A Desventura.

Em 1985 Tchekhov tem oportunidade de publicar suas histórias mais sérias no jornal Gazeta de São Petersburgo, histórias que Leykin e outros editores haviam rejeitado por não se enquadrarem no gênero humorístico de suas publicações. Pouco depois da primeira visita de Tchekov a São Petersburgo, em dezembro de 1885, ele é convidado a escrever para o mais conceituado jornal da cidade, o Novoye Vremya (Novos Tempos), cujo editor fez questão que ele passasse a escrever em seu próprio nome ao invés de usar um pseudônimo.

Em 1886 Tchekhov já alcançara notoriedade em São Peterburgo como escritor. Esse ano e o seguinte são ainda mais produtivos. Entre outras histórias, Grisha, A Feiticeira, Verochka e O Beijo demonstram a crescente habilidade de Tchekhov de retratar a vida através da mente dos personagens e de transmitir experiências sem pregar ou exemplificar atitudes.

É justamente por sua recusa em fazer julgamentos e oferecer soluções que Tchekhov recebe as críticas mais negativas. Mas ele se defende alegando que a literatura deveria retratar a vida como ela é. Que um escritor deveria ser tão objetivo quanto um químico.

Apesar do sucesso de Tchekhov e da perspectiva de ganhar dinheiro, as dívidas da família continuam a crescer, sobretudo por causa dos hábitos extravagantes dos dois irmãos mais velhos, Alexander e Nicolai, dívidas que Anton se dispõe a pagar. Enquanto isso, sua saúde se deteriora: em dezembro de 1884 percebe o primeiro sintoma de tuberculose. Embora médico, Tchekhov se recusa a admitir que tenha um problema sério de saúde.

No verão de 1887 viaja para as estepes da Rússia e Ucrânia oriental, incluindo uma visita a Taganrog. A viagem lhe traz de volta lembranças da infância e fornece material para A Estepe, que marca a entrada de Tchekhov na categoria dos maiores escritores russos e o início de sua maturidade lilterária. Nesse mesmo ano estréia como dramaturgo com a peça Ivanov, no Teatro Korsh, em Moscou. Já escrevera antes duas peças, que não chegaram a ser produzidas. A primeira grande contribuição de Tchekhov para a inovação do drama moderno foi A Gaivota.

Em 1888 Tchekhov recebe o Prêmio Pushkin da Academia Russa pela coletânea de histórias publicada no ano anterior. Em janeiro de 1889 Ivanov estréia em São Petersburgo com sucesso de bilheteria e de crítica. No entanto, Tchekhov começa a se ressentir da pressão de assistir aos ensaios, de orientar os produtores e de lidar com a imprensa. Os compromissos e entrevistas roubam-lhe o tempo que ele poderia usar para escrever. Até 1890 continua a escrever peças de teatro, entre elas, O Urso, A Proposta e O Casamento.

Em abril de 1890 Tchekhov viaja à Sibéria, onde visita a colônia penal na ilha Sakhalin, entrevista oficiais e escreve um relatório sobre as condições de vida dali. A viagem lhe fornece material para escrever Gusev, No Exílio e O Assassinato.

De fevereiro a março de 1891 o escritor trabalha em O Duelo. Em seguida faz uma viagem à Itália e à França, locais citados em Uma História Anônima e Ariadne. Passa o verão em Bogimovo, numa mansão emprestada por um admirador. Ali termina O Duelo. Em setembro retorna a Moscou onde atravessa o inverno escrevendo Uma História Anônima, Minha Esposa e A Borboleta.

Em março de 1892 Tchekhov e a família mudam-se para a recém-adquirida residência em Melikhovo. Tchekhov tem bom relacionamento com os camponeses locais, dá-lhes atendimento sem cobrar e os ajuda financeiramente. Suas experiências no campo acabam influenciando sua visão da vida rural em Peasants e In the Ravine. Frequentemente faz viagens a Moscou, São Petersburgo e sul da Rússia. A qualquer lugar que vai, é recebido e elogiado, mas logo se cansa das atividades sociais. Nessa época tem um relacionamento com Lydia Yavorsky, uma atriz de teatro.

Em 1895 Tchekhov escreve A Gaivota, peça que deliberadamente desafia as convenções do teatro do século XIX: não tem um personagem principal, a ação perde força em cada ato, ao invés de crescer, e não representa diretamente crises e sentimentos. A estréia no Teatro Alexandrino é desastrosa, e após a quinta apresentação a peça é cancelada. Tchekhov fica arrasado e promete a si mesmo jamais escrever outra peça. Mas empenha-se em concluir o manuscrito que seria produzido nos palcos como Tio Vânia.

Na noite de 22 de março de 1897 Tchekhov sofre forte hemorragia pulmonar e fica hospitalizado por duas semanas. Tem uma segunda hemorragia nesse período e, por fim, vê-se forçado a admitir que está gravemente doente. No verão seguinte pára de escrever, interrompe todas suas atividades, e seu estado de saúde melhora um pouco.

Em busca de um clima mais salutar, retoma a atividade literária na Riviera Francesa. Aí é procurado por Vladimir Nemirovich-Danchenko, do Teatro de Arte de Moscou, que o convence a lhe dar permissão para produzir A Gaivota Durante os ensaios ele conhece uma atriz da companhia, Olga Knipper, que mais tarde se tornaria sua esposa.

Em dezembro de 1898 o Teatro de Arte de Moscou apresenta A Gaivota pela primeira vez após a desastrosa estréia. No final do primeiro ato, depois de um profundo silêncio, a platéia explode em aplausos.

Em 1899 Tchekhov é eleito Membro Honorário da Academia Russa. Em 26 de outubro Tio Vânia estréia em Moscou com grande sucesso. Do princípio de 1900 até outubro Anton Tchekhov escreve As Três Irmãs, considerada sua obra-prima. A peça estrearia em 21 de janeiro de 1901.

Em maio desse mesmo ano Tchekhov casa-se com Olga Knipper. Em pouco tempo a união está desgastada. Ele passa longos períodos no sul, enquanto a mulher trabalha no teatro em Moscou ou viaja com a companhia.

No verão de 1901, em Yalta, a saúde de Tchekhov piora sensivelmente. Ainda assim ele não pára de escrever. Em março Olga sofre um aborto, e em julho, depois de recuperar-se, ela e o marido passam um mês e meio em uma casa de campo em Lyubimovka. Essas poucas semanas são talvez o período mais feliz da vida de casado de Tchekhov, mas em meados de agosto, sem explicações, ele parte inesperadamente de Lyubimovka. Durante o mês seguinte Tchekhov e Olga brigam por carta. De volta a Yalta, começa escrever O Jardim das Cerejeiras, que termina em outubro de 1902, mesmo ano em que publica O Bispo.

A essa altura a saúde de Tchekhov está péssima. Contrariando ordens médica,s viaja a Moscou para acompanhar a produção e os ensaios de O Jardim das Cerejeiras, que estréia em janeiro de 1904 com um sucesso estrondoso.

Em maio desse ano, a conselho médico, Tchekhov viaja para Badenweiler, na Alemanha, levando Olga consigo. A princípio seu estado de sáude parece melhorar, mas em 19 de junho ele sofre um ataque cardíaco. Recupera-se, mas sofre outro no dia seguinte. Na madrugada de 2 de julho acorda com falta de ar e delirante, e Olga chama o médico. Quando o médico chega, ele diz apenas: "Estou morrendo". Toma um gole de champanhe, à época considerado salutar para pessoas cardíacas, vira-se de lado e fecha os olhos.

Tchekhov é sepultado no cemitério do Mosteiro Novo-deviche, em Moscou. Embora bastante popular entre o público literário russo à época de sua morte, Tchekhov só se torna internacionalmente conhecido após a Primeira Guerra Mundial, quando suas obras são traduzidas para o inglês.

A influência de Tchekhov no conto e no drama moderno é imensa. As principais inovações são a economia de recursos narrativos, a concentração no estado de espírito dos personagens, o aspecto impressionista de certos pontos de vista e a ausência de uma trama tradicional.

Em sua obra Tchekhov combina a atitude objetiva de um cientista, como médico que era, com a sensibilidade e a visão psicológica de um artista. Retrata a vida cotidiana da Rússia na virada do século, com personagens caracterizados pela desesperança, frustração e indiferença, mesclando humor, ironia, comédia e drama.


Fonte: coleção obras-primas - grandes autores - vida e obra.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Boa noite.
      Terminando de atualizar a biografia, um pouco tarde, mas não menos importante.
      Obrigada pela presença.
      Abraços.

      Excluir
  2. Seus contos são maravilhosos. um verdadeiro painel da sociedade russa da epoca.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails