sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Sherlock Holmes - Arthur Conan Doyle



Sherlock Holmes, edição completa / Sir Arthur Conan Doyle; [tradução de Louisa Ibañez... et al.]. - Rio de Janeiro: Agir, 2007. Agir. Este livro é meu desafio nesta noite que pretendo terminar ao raiar a luz do novo ano se preciso for, mas estarei lá, ao final das 930 páginas. Necessito deste livro mais do que ele necessita de minha presença como leitora mesmo sabendo ser a porcentagem mínima da casa que ainda não o venceu. Não por isto. Olho para o livro e me lembro do autor de O sol se põe em São Paulo  que relata que nossas leituras nos constituem. Tenho refletido sobre a quantas andam nossas lupas familiares. Gostaria de ter lido este livro talvez em minha infância em que tive acesso somente a clube de leitura e com ele Agatha Christie. Lembro de alguns títulos e o quanto ficava fascinada com o suspense, com os detalhes não notados durante o trajeto da leitura e o desfecho perfeito final, tudo tão distante da dura vida real que por vezes não tem desfecho algum. Vivemos em um mundo cada vez mais sem diagnóstico, muita análise, muita pesquisa, pouca conclusão, é um campo vasto que aqui estou querendo adentrar a quantas andam as letras de Holmes, já eternizado, parecendo quem sabe um primo de House, tão exaustivamente investigativos nestes tempos modernos, entretanto, tão amados familiarmente.

Conhecimentos de Sherlock Holmes

1. Literatura: zero.
2. Filosofia: zero.
3. Astronomia: zero.
4. Política: fracos.
5. Botânica: variáveis. Versados nos efeitos de beladona, ópio e venenos em geral. Não sabe nada sobre jardinagem e horticultura.
6. Geologia: práticos, mas limitados. à primeira vista, sabe reconhecer solos diferentes. Quando chega de suas caminhadas, mostra-se manchas e respingos nas calças e, por sua cor e consistência, me diz em que parte de Londres as recebeu.
7. Qímica: profundos.
8. Anatomia: acurados, mas pouco sistemáticos.
9. Literatura sensasionalista: imensos. Ele parece conhecer todos os detalhes de cada horror perpetrado neste século.
10. Toca bem violino.
11. É perito em esgrima e boxe, além de hábil espadachim.
12. Tem um bom conhecimento prático das leis inglesas.

Quando cheguei a este ponto da minha lista, joguei-a no fogo, desanimado.
"Se eu só posso descobrir o objetivo desse homem conjugando todas estas habilidades e encontrando uma profissão que as utilize", disse para mim mesmo, "é melhor desistir já da tentativa."

Assim tem início o encontro de dois homens que se conhecem ao acaso e que por interesse comum em economia pós-guerra, passam a morar conjuntamente nos aposentos da famosa Baker Street, 221 B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails