segunda-feira, 26 de julho de 2010

Beethoven: a música e a vida - Lewis Lockwood


(PÁGs. 26, 27; LOCKWOOD, Lewis - Beethoven: a música e a vida)
Beethoven : a música e a vida / Lewis Lockwood ; tradução de Lúcia Magalhães e Graziella Somaschini. - São Paulo : 2a. ed. Conex, 2005.
www.editoraconex.com.br

AVISO: vou excluir este tópico em breve pois não consegui ler o livro.

Parece que a beleza da vida começa em um caderno (ou seria em uma capa...).
"Minha querida e gentil Emilie, querida amiga!

Minha resposta à sua carta vai chegar atrasada.Uma grande quantidade de trabalho e uma enfermidade persistente podem me desculpar. O fato de que estou aqui para recuperar minha saúde comprova a verdade de minhas desculpas. Não roube a Haendel, Haydn e Mozart os seus lauréis. Eles os merecem, mas eu ainda não mereço nenhum.
A capa de livro que bordou será guardada como um tesouro, junto com outras provas de consideração que muitas pessoas me dispensaram, mas que ainda estou longe de merecer.
Persevere, não apenas pratique sua arte, mas se esforce também para compreender seu significado interior; merece o esforço. Porque apenas a arte e a ciência podem elevar os homens ao nível dos deuses. Se algum dia, minha querida Emilie, tiver o desejo de possuir qualquer coisa, não hesite em me escrever. O verdadeiro artista não tem orgulho. Ele vê, infelizmente, que a arte não tem limites. Ele tem uma vaga percepção de quão longe ainda está de seu objetivo; e, embora outros possam talvez admirá-lo, ele lamenta ainda não ter chegado ao ponto, caminho que seu melhor talento apenas ilumina como um sol distante. Eu preferiria visitá-la, e à sua família, que visitar muitas pessoas ricas que traem a si mesmas com a pobreza do íntimo do seu ser. Se algum dia for a H., visitarei você e sua família. Não conheço maior privilégio do que ser incluído entre as melhores criaturas de seus semelhantes. Onde eu as encontro, aí também encontro o meu lar.
Se quiser me escrever; querida Emilie, mande sua correspondência diretamente para Teplitz; onde permanecerei por mais quatro semanas. Ou mande-a para Viena. Realmente não importa. Pense em mim como um amigo, seu e de sua família.
Ludwig van Beethoven


O que teria de comum e especial uma menina, um poeta, um músico, eu, você,... Uma capa, quem sabe... Ler a carta recebida por Beethoven é lembrar das palavras de Ferreira Gullar que conta uma história real e muito engraçada de um caderno amigo que ele mesmo confeccionou. É lembrar que vez por outra a casa da gente vira uma fábrica de capas e lembrar como deveria ser bela a capa carinhosamente recebida.

Adentrar "Beethoven: a música e a vida" não é tarefa fácil especialmente quando se é um indivíduo comum e praticamente ser consciente de não entender nada de música. Ao abrir o livro, a surpresa: o incentivo a se adentrar por novos caminhos vem do próprio personagem principal, Beethoven, considerado um gênio em sua especialidade. O autor conduz com leveza e poesia a fascinante aventura do maior compositor de todos os tempos. Combinando a vida e a obra de um artista singular, Lewis Lockwood narra a infância de Beethoven em Boon, seu prodigioso talento ao piano, sua viagem para Viena em busca de Mozart, o início da surdez - :(, a solidão cada vez maior e a revolta contra as exigências do mercado.

O leitor é convidado a realizar uma viagem pelas sonatas, quartetos, sinfonias e concertos, texto claro e fluente. Peca somente por não conter um cd comemorativo. Isto, nada que uma coleção de banca não supra.

"(...)Nos dias 17 de julho de 1812, enquanto estava num spa em Teplitz, escreveu uma carta angustiada a uma mulher sem nome, que foi batizada pela história como a "Amada Imortal". No momento, entretanto, vamos voltar a outra carta que Beethoven escreveu imediatamente depois, no dia 17 de julho de 1812, para a "Senhorita Emilie M. em H." (Hamburgo, possivelmente). A jovem Emilie M., aparentemente uma menina de 8 ou 10 anos que tocava piano, havia bordado uma capa de livro que enviara a Beethoven com palavras de admiração. Embora não a conhecesse, Beethoven lhe enviou esta resposta:" (ver no início desta postagem).

O livro abre o prólogo com três cartas: juventude, maturidade, velhice; Parte I - Os primeiros anos 1770-1792; Parte II - A primeira maturidade 1792-1802; Parte III - A segunda maturidade 1802-1812; Parte IV - Os anos finais da maturidade 1813-1827, com todos os detalhes de vida e obra de Beethoven. Se as 681 páginas do livro não forem suficientes para começar a conhecer este gênio, sugiro também (com cd áudio):

"A genialidade, infelizmente, é dom que raramente faz parte da produção humana de idéias, na arte em geral, e deveria guardar-se para aqueles escassos seres humanos que realmente a merecem."



"Ludwig van Beethoven - Royal Philharmonic Orchestra - 3"
Beethoven, Ludwig van, 1770-1827 2. Compositores - Austria - Biografia. I.Mediasat Group S.A. II. Rincón, Eduardo. III. Título: Royal Philharmonic. Orchestra. IV. Série.

Esta pequena grande coleção de banca contém um livro biográfico e um CD áudio:
SINFONIA N. 6 EM FÁ MAIOR, OP. 68 "PASTORAL".

1. Allegro ma non troppo
2. Andante molto mosso
3. Allegro
4. Allegro
5. Allegretto

"Egmont", OP. 84
6 Abertura

The Royal Philharmonic Orchestra
Regente, Mark Ermler

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails