sábado, 13 de novembro de 2010

Carlos Drummond de Andrade - Alguma Poesia - o livro em seu tempo

Alguma Poesia - o livro em seu tempoCarlos Drummond de Andrade, belíssimo livro, organização Eucanaã Ferraz é uma reprodução da obra, literalmente, não apenas a imagem integral da primeira edição do livro inaugural do autor, publicado em maio de 1930.

Reproduz-se na obra, o exemplar, especialmente encadernado, que pertenceu ao próprio poeta, com anotações na íntegra. A obra inclui cartas do autor a críticos e amigos, artigos, resenhas. Os recortes, fotos e cartas que ilustram esta edição são originarios da Fundação Casa de Rui Barbosa, Arquivo Museu de Literatura Brasileira, conforme, informa o organizador.


Oito décadas após sua publicação, Alguma Poesia não cessa de convocar novos leitores e releituras. Matriz inesgotável de investigações críticas, instiga-as e subsiste a elas, tendo conservado o frescor dos clássicos no franco diálogo que manteve com a poesia brasileira que se escreveu nos últimos 60 anos.

Carlos Drummond de Andrade é o poeta brasileiro atualizadíssimo, sua poesia é como uma eterna conversa com um amigo, talvez por isto sinto Drummond com demasiada intimidade, a quem podemos conversar intensamente através dos seus belos versos.



POEMA QUE ACONTECE

Nenhum desejo neste domingo
nenhum problema nesta vida
o mundo parou de repente
os homens ficaram calados
domingo sem fim nem começo.

A mão que escreve este poema
não sabe que está escrevendo
mas é possível que si soubesse
nem ligasse.

(Carlos Drummond de Andrade)

O livro contém as imagens feitas em scanner da obra original e linda imagem do autor ainda jovem, entretido nas escritas.

"Carlos Drummond de Andrade, timidíssimo, é, ao mesmo tempo, inteligentíssimo e sensibilíssimo. Coisas que se contrariam com ferocidade. E desse combate a poesia dele é feita."
(Mário de Andrade - 100 Anos de Poesia)

Outras opções de Alguma Poesia.

3 comentários:

  1. Lembro, da minha adolescência, os primeiros contactos com a literatura brasileira. Jorge Amado foi o primeiro autor a vir-me parar às mãos, Drummond de Andrade veio a seguir, e outros se seguiram. Diga-se, aliás, que a blogosfera tem contribuído para aumentar, sobremaneira, a minha lista.
    O tempo foi passando e nunca mais perdi o rasto de Drummond. Para meu contentamento. Daí a satisfação ao deparar com esta sua postagem.

    beijo :)

    ResponderExcluir
  2. AC,
    Compartilhar conhecimento, gentileza, amizade, a grandiosidade que a blogosfera tem proporcionado aos viciados em literatura.
    Feliz por poder proporcionar esta lembrança a fase tão importante de vida. :)
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. As vezes para um momento especial aconteça basta que ele seja sonhado, pensando sobre o poema POEMA QUE ACONTECE.

    Interessante o livro.

    Fique com Deus, senhorita Lígia (aff, desculpa a troca dos nomes).
    Um abraço.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails