domingo, 30 de outubro de 2011

Luiz Ruffato - Leituras de escritor

Luiz Ruffato - Leituras de escritor
Leituras de escritor / Luiz Ruffato (organização) ; ilustração Mariana Zanetti. 2. ed. - São Paulo : Comboio de Corda, 2009. - (Coleção Leituras de escritor).

Luiz Ruffato, autor do livro Leituras de escritor, 'Um leitor privilegiado', assim definido pelos editores que compõem o prefácio do caprichado livro de excelente conteúdo tanto quanto é observado o carinho com que foi graficamente preparado onde ao término de cada um dos 14 contos dos autores selecionados é apresentado um breve resumo sobre o autor e sobre o conto apresentado. Tudo isto para oferecer a jovens leitores, ou seja, nós (afinal, somos jovens ainda!), uma antologia com textos curtos do esforço de nosso caro escritor renomado em trazer o melhor da produção alheia que dizem respeito às nossas inquietações criativas.

Os temas do livro Leituras de escritor, de Luiz Ruffato,  preferencialmente faz referência a crianças ou adolescentes como protagonistas, fragrados em momentos-chave de suas existências, assim como temas de injustiça social "Menina", de Ivan Ângelo (1936), e "Frio", de João Antônio (1937-1996), além de "O primeiro baile", da neozelandesa Katherine Mansfield (1888-1923), "Paco Yunque", do peruano César Vallejo (1892-1938), e "Porque somos muito pobres", do mexicano Juan Rulfo (1917-1986) e outros temas mais específicos como racismo ou o conceito de loucura, e ainda o insólito que impregna o real e ainda uma dose de lirismo. Presentes ainda na antologia o brasileiro Machado de Assis (1836-1908), "Conto de Escola" e o  russo Anton Tchekhov (1860-1904) , "Vanka"e o italiano Luigi Pirandello (1867-1936).


Vanka (Anton Tchekhov), ilustração por Mariana Zanetti
"Vanka Jukov, de nove anos, e que fora deixado três meses antes em casa do sapateiro Aliákhin, para que aprendesse o ofício, não se deitara para dormir na noite de Natal. Depois de esperar que os patrões e aprendizes saíssem para a missa, tirou do armário m frasco de tinta, uma caneta com pena enferrujada, estendeu na frente uma folha amassada de papel e pôs-se a escrever. Antes de traçar a primeira letra, olhou algumas vezes, assustado, para as portas e janelas, espiou de viés o ícone escuro, ladeado por prateleiras com formas de sapato, e emitiu um suspiro entrecortado. O papel estava sobre um banco e ele de joelhos, ao lado.
"Querido vovô, Constantin Macáritch!", escreveu. "Te escrevo uma carta. Dou-lhe os parabéns pelo Natal e desejo a ti tudo o que te possa dar Deus, Nosso Senhor. Não tenho pai nem mãezinha, só me ficou você no mundo."

 Luiz Ruffato no prefácio 'Leitura como alumbramento' faz um rápido relato da trajetória da vida de um menino, antes pipoqueiro, caixeiro de botequim, balconista de armarinho, operário têxtil, torneiro mecânico, jornalista, sócio de assessoria de imprensa, gerente de lanchonete, vendedor de livros autônomo e novamente jornalista formado em comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, até se fazer autor de vários livros.

Frio / João Antônio
Menina / Ivan Ângelo
O jardim selvagem / Lygia Fagundes Telles
Porque somos muito pobres / Juan Rulfo
Casa tomada / Julio Cortázar
Tarde de sábado / Erskine Caldwell
Galinha cega / João Alphonsus
Paco Yunque / César Vallejo
O primeiro baile / Katherine Mansfield
Um artista d fome / Franz Kafka
Objetos sólidos / Virginia Woolf
A heresia cátara / Luigi Pirandello
Vanka / Anton Tchekhov
Conto de escola / Machado de Assis

Luiz Ruffato (veja aqui endereço no facebook, ou  releituras) é mineiro de Cataguases, reside há vários anos na cidade de São Paulo. Contista, romancista, poeta e ensaísta. Autor de vários livros, entre eles, o traduzido para o francês, o italiano e o espanhol e ganhador dos prêmios APCA e Machado de Assis, "Eles eram muitos cavalos".

Mariana Zanetti (veja aqui endereço no facebook) é arquiteta e artista plástica, ilustradora de livros para jovens e crianças, entre os quais Zoo, de Fabrício Corsaletti, e O anjo do lago, de Socorro Aciolly.

4 comentários:

  1. sou Myra como ANONIMO!
    obrigada pelo comentario, sim a vida é bela, mas nao a minha idade...agora é mto dificil tudo!
    teu texto e todo teu blog é otimo!
    beijossssssssss

    ResponderExcluir
  2. Todos nós somos jovens. A diferença é que alguns são jovens há mais tempo que outros.

    ResponderExcluir
  3. Myra,
    Sempre me emocionará, pois tua sensibilidade vem de tua alma e esta conheço em qualquer perfil que utilize.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. JLM,
    Definir juventude é como definir eternidade, rsrs.
    Obrigado pela tua presença sempre inteligente.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails