sábado, 16 de outubro de 2010

José Saramago - Biografia

José Saramago - Biografia

"Olho de cima da ribanceira a coragem que mal se move, a água quase estagnada, e absurdamente imagino que tudo voltaria a ser o que foi se nela pudesse voltar a mergulhar a minha nudez da infância, se pudesse retornar nas mãos que tenho hoje a longa e húmida vara ou os sonoros remos de antanho, impelir, sobre a lisa pele da água, o barco rústico que conduziu até às fronteiras do sonho um certo ser que flui e deixei encalhado algures no tempo." - José Saramago - As pequenas memórias

Um livro de biografia se propõe a revelar a essência do escritor. 
Fascinante conhecer um pouco mais de Saramago, único Nobel de Literatura, tornando-se o primeiro e único escritor de língua portuguesa a obter tal distinção.

Um dos escritores mais importantes da história da literatura, em Saramago - biografia pode ser acompanhado desde seu nascimento na aldeia portuguesa da Azinhaga, Golegã, até a sua mudança para a ilha de Lanzarote, Espanha, com ênfase no contexto social-histórico vivido pelo autor e sua família. Toda a obra de Saramago é revelada, desde as crônicas de A Capital e do Jornal do Fundão, até Caim.

Saramago passou a se dedicar definitivamente à escrita ficcional aos 53 anos e, em 1980 lança Levantado do Chão. Com esse romance, surge o que viria a ser conhecido como o "estilo saramaguiano"; o narrador "oraliza" a escrita como se estivesse de viva voz, como numa roda de amigos, e desrespeita ostensivamente as regras sintáticas e a pontuação. Mas é o romance Memorial do Convento, de 1982, que o consagra definitivamente.

O livro relata ainda em capítulo exclusivo,  "O encontro com Pilar del Río" a origem e evolução da relação com Saramago desde o encontro dela, Pilar em uma livraria com o Memorial del convento, quando ficou impressionada com a obra, passando pela entrevista a Juan Arias destinada ao livro José Saramago, por um agradecimento a leitura de suas obras, pela troca de cartas (as cartinhas sempre são testemunhas), pelo passeio ao túmulo de Pessoa no Cemitério dos Prazeres, leitura de obras, ah, o amor, enfim, chega enfim com Pilar se mudando para Lisboa, onde se casa com o escritor em 29 de outubro de 1988. Ela tinha 37 anos e ele, 66. Dede então viveram juntos, de fins de 1988 a início de 1993, na rua dos Ferreiros. Depois, até sua morte na Ilha Canária de Lanzarote.
Lopes, João Marques, 1960 - Saramago - Biografia / João Marques Lopes.-São Paulo: Leya, 2010. 248 p.

João Marques Lopes desenvolve, atualmente, trabalho de doutorado na área de Literatura Brasileira, pela Faculdade de Letras de Lisboa e em colaboração com a Universidade de Utrecht, na Holanda. Do autor já foram publicadas biografias sobre Almeida Garrett, Eça de Queirós e Fernando Pessoa. Colaborou com vários artigos na coleção Os Anos de Salazar, sempre no âmbito da literatura e cultura portuguesas. É licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa.

15 comentários:

  1. Interessante, mas com certeza ele foi um grande escrito que seus escritos vão inspirar novagerações de leitores...

    Fique com Deus, menina Lígia Guedes.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Lígia,
    Seja bem vinda à "Soturna Primavera", sua presença nos honra muito.
    Abraços e até.

    ResponderExcluir
  3. Amei o Blog. Não só por falar da maioria dos meus autores favoritos mas porque acho que temos sim, que adorar , que dar valor,a nossa literatura. Meus parabéns pelo Blog venho toda a semana deixar um comentário. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Lígia, parabéns o "Nós Todos Lemos" já é TOP BLOG 30 (siga o link da organização no Twitter).

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Eu sou a Kinha do blog AMIGA DA MODA e também estou concorrendo ao prêmio TopBlog, na categoria variedades. Vim fazer uma proposta: “UM VOTO POR UM VOTO”. Eu voto em seu blog e vc no meu. Que tal a proposta?
    Gostei do se blog e estou te seguindo. Se gostar do meu, me siga também.
    Vou aguardar a sua visita.

    http://amigadamoda.blogspot.com

    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Oi..
    De muito bom gosto tudo aqui. Na Faculdade de Filosofia, li muito Saramago. Foi um dos maiores libertários que o mundo perdeu.
    Tb concorro no Top Blog, mas na categoria Variedades, passei aqui para conhecer seu Blog, me encantei com a cultura e votei. Espero que tenha um ótimo resultado.
    Parabéns, Célia

    ResponderExcluir
  7. Daniel Savio,

    Tem razão. Seus escritos poderão gerar novas gerações de leitores e quem sabe escritores.

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Leandro,

    Agradeço a visita e sucessos no "Soturna Primavera".

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Paula Nadler,

    Agradeço a presença e gostei muito do teu espaço também.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Sonhos de Sigrid,

    Seja bem-vinda. Visitei teus sonhos e apesar de iniciais, são metas possíveis. Avante!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Kovacs,

    TOP 30, uma nuvem de link. Espero que não evaporem, rsrs. Parabéns pelo teu blog 'Mundo de K' estar engajado neste projeto. Sucessos!

    ResponderExcluir
  12. Kinha, amiga da moda,

    Agradeço a presença. Volte sempre, independente de TOP BLOG.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Célia,

    Já andei visitando 'As aventuras de Francesco' e gostei muito. Parabéns!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. De Saramago li`O Evangelho Segundo Jesus Cristo´.Leitura fascinante do início ao fim.O ue achei interessane foi o estilo do seu texto em não sem as pontuações,travessões.Muito bom.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails