domingo, 10 de outubro de 2010

Jane Austen - Razão e Sensibilidade

Razão e Sensibilidade, de Jane Austen, é um livro que oportunizo iniciar a leitura neste feriado, que a muito almejo não somente pela curiosidade de saber autora do conceituado Orgulho e Preconceito.

Jane Austen nasce em 16 de dezembro de 1775. Segunda e penúltima dos oito filhos do reverendo George Austen e sua esposa Cassandra Leigh Austen. Recebe em casa a maior parte de sua instrução. Tem uma infância feliz em meio aos irmãos e a outros garotos, que se hospedam na casa e dos quais o reverendo é tutor. Amantes do romance e da poesia, para se divertir as crianças escrevem e inventam jogos e charadas, e mesmo sendo uma garotinha, Jane é incentivada a escrever. A leitura das crianças de livros da extensa biblioteca do reverendo George fornece material para que escrevam pequenas peças teatrais, que elas próprias representam.

Em 1970, com quatorze anos de idade, Jane escreve seu primeiro romance, Amor e Amizade, sob a forma epistolar - estilo que nunca seria inteiramente dominado pela escritora. Transforma-se em uma notável cronista da sociedade inglesa da época, que, ao contrário do que se poderia supor, não é uma sociedade rural típica inglesa, estável, conservadora, e sim uma sociedade burguesa, um mundo fluido e arbitrário em que algumas famílias nadam em dinheiro novo, enquanto outras lutam para manter o pouco que possuem. Com percepção aguda dos fatos e estilo pacífico, sereno e equilibrado, Jane consegue construir em seus romances uma descrição minuciosa do ambiente a que pertence com uma sutil ironia. Seus primeiros escritos contem imagens anárquicas e de violência em abundância, isto no século XVIII, revela uma ousadia incomum. A principal diferença entre Jane Austen e suas heroínas sensuais é que, no caso destas, não só suas percepções e critérios são importantes como também em geral têm a oportunidade de escolher o próprio destino.

A autora de Orgulho e Preconceito em 1817 adoece e vitimada por complicação pulmonar, vê-se obrigada a ir para Winchester para se tratar. Fica paralítica e morre em 18 de julho, aos 41 anos de idade. Uma semana depois é sepultada na catedral da cidade, sem a presença da inseparável irmã Cassandra, já que nessa época mulheres não assitem a funerais.

Biógrafos e críticos têm se perguntado como a tímida e reservada filha de um clérigo protestante do interior da Inglaterra viria a produzir livros tão sofisticados, irônicos e profundamente modernos, que não se enquadram em nenhum dos padrões literários característicos de sua época. Boa leitura, clássico!

5 comentários:

  1. Passando para agradecer sua passagem pelo meu blog;parabéns pelo seu e pela indicação de leitura!!Saúde e paz!

    ResponderExcluir
  2. Interessante.

    Fique com Deus, menina Lígia.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Lígia, parabéns! Estar entre os 100 melhores não é tarefa fácil. Boa sorte na segunda etapa. Beijinhos, Ladyce

    ResponderExcluir
  4. k felizzz por vc em top blog sonhos basta acreditarr!! feliz feriado!!

    ResponderExcluir
  5. Ótima dica de leitura Lígia. Sou fã da Jane Austen e embora meu favorito seja Orgulho e Preconceito, também amo Razão e Sensibilidade.
    B-jus

    www.descobrindojaneausten.blogspot.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails