sábado, 14 de agosto de 2010

Caravanas Euclidianas: Euclides da Cunha - Os Sertões/O Enigma de Os Sertões

"Acredito no futuro estabelecimento de uma perfeita solidariedade universal, envolvendo por inteiro a humanidade."

A alguns meses a "Caravanas Euclidianas" esteve na cidade de Macaé e na falta de oportunidade de participar, saber que a  cidade de Carapebus (RJ) foi a oitava cidade no dia 13 de agosto em sua rota, data que coincide com a festa de N. Senhora da Glória, padroeira da cidade (que por sinal abrigou o espaço do evento) lembrei de uma frase de minha avó espanhola:  "as oportunidades passam... não voltam" e apesar do sapato apertado naquela quase uma hora de viagem em um lotação com 80 pessoas, metade sentada, curvas e velocidades, peregrinei em sua direção pensando mesmo em fazer uma surpresa ao colega de profissão de Euclides,  Barros e seu "Barro´s Bar" que já fez matéria sobre o autor de "Os Sertões".

Apesar de saber antecipadamente do trabalho científico para a obra de Euclides, a "Caravanas Euclides" poderia priorizar este ângulo do projeto, ainda assim, surpreendida fiquei com a forma de apresentação, onde a emoção, os convidados, pessoas simples da terra puderam participar como atores desta peça histórica itinerante.

Igreja de N. Senhora da Glória - Carapebus - RJ

As "Caravanas Euclidianas" , um projeto concebido por professores e pesquisadores e viabilizado por intermédio do Laboratório de Memória e Imagem do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) sob a coordenação da Profa Dra Regina Abreu e assim como Euclides da Cunha gostava de percorrer cidades, no início do século XIX, acaba por incluir o homem simples no país, o projeto que retrata o homem, a terra, a luta está previsto para encerrar em setembro do corrente ano, na cidade de Parati, após visita a diversas cidades brasileiras. É apoiado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (MEC).

"Não sei de mais elevada política do que essa, da aproximação dos espíritos na América Latina. No dia em que nos conhecermos bem e a nossas inteligências se entrelaçarem, não haverá surpresas políticas que nos precipitem na guerra."
(Euclides da Cunha)

É composta a caravana, por uma exposição itinerante que leva ao Estado do Rio de Janeiro, o único filme sobre a vida e obra do escritor fluminense Euclides da Cunha. O projeto também inclui palestras, debates, oficina de literatura, documentação audiovisual para jovens do ensino médio e a cesta cultura composta pelo livro "Os Sertões" de Euclides da Cunha. O projeto faz refletir acerca das desigualdades, educacionais, sociais almejando um país mais potente, mais diversificado, objetivo da "Caravanas Euclidianas."

"O progresso envelhece a natureza. Cada linha do trem de ferro é uma ruga e longe não vem o tempo em que ela, sem seiva, minada, morrerá. Tudo isto me revolta, vendo a cidade dominar a floresta, a sarjeta dominar a flor."
(Euclides em 1883, entre 17 e 18 anos).

Euclides da Cunha foi o escritor fluminense que descobriu "Os Sertões" , inspirando o filme do carismático Noilton Nunes sobre sua vida e obra "A Paz é Dourada".

Presente e emocionante no evento a voz de Belô Velloso cantando o samba carnavalesco de 1976 que bem traduz o livro :

Marcado pela própria natureza o nordeste do meu Brasil
Oh solitário sertão de sofrimento e solidão
A terra e seca não se pode cultivar
Morrem as plantas e foge o ar
A vida e triste nesse lugar


Sertanejo é forte supera a miséria sem fim
Sertanejo homem forte dizia o poeta assim
Foi no século passado no interior da Bahia
O homem revoltado com a sorte
Do mundo em que vivia


Ocultou-se no Sertão espalhando a rebeldia
Se revoltando contra a lei que a sociedade oferecia


Os jagunços lutaram até o final
defendendo canudos naquela guerra fatal
Os jagunços lutaram até o final
defendendo canudos naquela guerra fatal


Ainda em vida, Euclides da Cunha viu sua obra Os Sertões ser transformada em um sucesso de crítica e de público sem precedentes na história intelectual do país. Foi essa reputação de Os Sertões como "o livro número um" do Brasil que levou Regina Abreu a investigar as condições de surgimento da qualidade emblemática dessa obra. Buscou compreender quais os motivos que fizeram desse livro uma referência sagrada, um monumento e um símbolo nacionais.


O livro de Regina Abreu "O Enigma de Os Sertões" tem um capítulo raro específico entitulado: Um Engenheiro faz Literatura. Incentivo àqueles que tem "alma de poeta"  e aliam os dois elementos que muitos consideram como incompatíveis: a ciência e a literatura.


Contato:


2 comentários:

  1. Projeto com certeza interessante...

    Mas não se sentiu parte da história (mesmo que não seja a do livro do autor, mas sim da história legado do legado do mesmo)?

    Fique com Deus, menina Lígia.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lígia, testando, testando,,, Beijinhos, Ladyce

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails