Edgar Allan Poe |
1809 - Em 19 de janeiro nasce em Boston, nos Estados Unidos, Edgar Poe.
1811 - Em 8 de dezembro fica órfão de mãe.
1812 - Edgar é batizado como Edgar Allan Poe.
1814 - Com cinco anos Edgar começa a frequentar a escola.
1815 - Em 22 de junho John e Frances, com Edgar e a irmã de Frances, Ann Moore Valentine partem para a Inglaterra.
1820 - Em 22 de julho a família retorna à América.
1826 - Em fevereiro Edgar ingressa na Universidade da Virgínia, em Charlottesville.
1827 - Em março Edgar vai embora de casa. Publica, em Boston, seu primeiro livro, Tamerlão e Outros Poemas.
1829 - Em 28 de fevereiro morre a mãe adotiva de Edgar. Em dezembro é publicado seu segundo livro, Al Aaraaf, Tamerlão e Poesias Menores.
1830 - Em outubro John Allan se casa com Louisa Patterson, com quem teria três filhos.
1831 - O livro Poemas é publicado em Nova York. Em agosto morre em Baltimore o irmão de Edgar, Henry, provavelmente de tuberculose ou de cólera.
1833 - Em março Edgar recebe um prêmio de 50 dólares do The Saturday Visitor, de Baltimore, pelo conto Manuscrito Encontrado numa Garrafa.
1834 - Em março, em Richmond, morre Johnn Allan.
1836 - Em 16 de maio, com 27 anos, Edgar se casa com sua prima Vigília, de treze.
1838 - Em fevereiro Poe e a família mudam-se para a Filadélfia. Em julho é publicada A Narrativa de Arthur Gordon Pym.
1839-41 - Publica A Queda da Casa de Usher, Contos do Grotesco e do Arabesco e Os Crimes da Rua Morgue.
1843 - Em junho Poe ganha do Dollar Newspaper um prêmio de 100 dólares pelo conto O Escaravelho de Ouro.
1844 - Em outubro Poe e a família mudam-se para nova York.
1845 - Torna-se editor do The Broadway Journal. O Corvo é publicado no Evening Mirror. Contos e O Corvo e Outros Poemas são publicados em Nova York.
1846 - Em janeiro o The Broadway Journal encerra suas atividades. Em maio Poe muda-se com a família para Fordham, Nova York.
1847 - Em 30 de janeiro, em Fordham, Virgínia Poe morre de tuberculose.
1849 - Poe volta a Richmond e reencontra Elmira, agora viúva. Em 27 de setembro deixa Richmond com destino a Baltimore. Em 7 de outubro morre em Baltimore, no Hospital Universitário de Washington. No dia seguinte é sepultado no mausoléu do avô, no cemitério da Igreja Presbiteriana de Westminster, em Baltimore, Maryland. Charles Baudelaire publica Contos do Grotesco e do Arabesco na França, com o nome de Histórias Extraordinárias (*).
Histórias Extraordinárias
Em 1849 Baudelaire publicou na Frnaça Contos do Grotesdo e do Arabesco, de Alla Poe, com o título Histórias Extraordinárias. Trata-se de um conjunto de textos - como A Queda da Casa de Usher, O Barril de Amontilado, O Gato Preto, Os Crimes da Rua Morgue, dentre outros - nos quais, com extrema habilidade, Poe enfoca o fantástico e o sobrenatural com descrições minuciosas, conduzindo o leitor a um mundo noturno, enigmático, neurótico e de terror.
Histórias Extraordinárias
Em 1849 Baudelaire publicou na Frnaça Contos do Grotesdo e do Arabesco, de Alla Poe, com o título Histórias Extraordinárias. Trata-se de um conjunto de textos - como A Queda da Casa de Usher, O Barril de Amontilado, O Gato Preto, Os Crimes da Rua Morgue, dentre outros - nos quais, com extrema habilidade, Poe enfoca o fantástico e o sobrenatural com descrições minuciosas, conduzindo o leitor a um mundo noturno, enigmático, neurótico e de terror.
Segundo filho de um casal de atores itinerantes fracassados - David Poe Jr. e Elisabeth Arnold Hopkins -, Edgar Poe nasceu em 19 de janeiro de 1809, em Boston, onde os pais trabalhavam à época. Edgar, contudo, sempre considerou Richmond, capital da Virgínia, sua cidade natal. Foi onde passou a maior parte da infância e a juventude. Após a morte da mãe, Poe, com três anos incompletos, e sua irmã Rosalie, de onze meses, foram adotados por duas famílias de Richmond - Poe foi levado para a casa da John e Frances Valentine Allan, e Rosalie para a de William e Jane Scott MacKenzie. O irmão mais velho, Henry, ficou em Baltimore com os avós.
John Allan era sócio de uma tabacaria, e na época a família vivia num apartamento na sobreloja do estabelecimento.
Em 1815 Allan Poe viajou com os pais de criação e a tia, irmã de Frances, para a Inglaterra, onde viveu até 1820. De volta aos Estados Unidos, JOhn Allan comprou uma bela casa na Virgínia, onde Edgar morou até ingressar na universidade, em 1826. Do outro lado da rua morava a família Royster e sua filha Elmira, que se tornou a namorada de adolescência de Edgar. Mas, devido à desaprovação dos pais de Elmira, o relacionamento com Poe foi rompido, e ela casou-se com Alexander Shelton, que os pais consideravam melhor partido.
Na Universidade de Virgínia Allan Poe estudou francês, espanhol, italiano, latim e grego. Viciado em jogo, desentendeu-se com o pai adotivo por causa de uma dívida de 2 mil dólares contraída na universidade. Mesmo tendo quase certeza de que fora trapaceado, Edgar insistia em pagar a dívida mas John recusou-se a ajudá-lo. Edgar então abandonou os estudos e saiu da casa dos pais adotivos e da cidade de Richmond. Viajou para Boston e alistou-se no exército, de onde mais tarde seria expulso por indisciplina.
Foi em Boston que, em 1827, publicou seu primeiro livro, Tamerlão e Outros Poemas. Sua poesia refletia os conflitos com os pais de criação e provavelmente foram escritos, pelo menos em parte, ainda na Virgínia.
No dia 28 de fevereiro de 1829, Frances, a mãe adotiva de Edgar, morreu em Richmond. Ele obteve autorização para afastar-se do posto, mas não conseguiu chegar a tempo para o enterro.
Depois de servir durante dois anos no exército, por alguns meses na Academia Militar de West Point e da publicação de um segundo livro de poesias, Al Aaraaf, Tamerlão e Poesias Menores, Allan Poe mudou-se para a cidade de Baltimore.
Em 1831 publicou Poemas, e em 1833 ganhou o primeiro prêmio num concurso literário com o conto Manuscrito Encontrado numa Garrafa. O êxito no concurso rendeu a Poe um prêmio de 50 dólares e garantiu-lhe a oportunidade de emprego que o levaria de volta a Richmond, em dezembro de 1835, como redator e editor da revista Southern Literary Messenger, onde trabalharia até 1837, escrevendo análises literárias de obras e recebendo tanto elogios quanto críticas por seus comentários francos. Nesse período publicou vários de seus próprios poemas e histórias.
Edgar morava em uma pensão com sua tia viúva Maria Clemm, o filho dela e a filha, Virgínia, com quem se casou em 16 de maio de 1836. Eles se uniram clandestinamente, tendo apenas Maria Clemm como testemunha, uma vez que os parentes haviam se mostrado contrários ao casamento. Na certidão emitida pelo cartório de Richmond, a idade de Virgínia era de 21 anos, mas na verdade ainda não tinha completado catorze. Após uma cerimônia simples, o casal viajou em lua-de-mel para Petersburg, cidade ao sul de Richmond, onde se hospedaram na casa de Hiram Haines, editor de um jornal local.
Enquanto trabalhava na Southern Literary Messenger, Poe começou a escrever seu único romance, A Narrativa de Arthur Gordon Pym. A primeira parte do romance foi publicada na revista e garantiu a Poe o reconhecimento do público como crítico, poeta e escritor. Mas, com problema de alcoolismo, Poe deixou o emprego na revista. Em 1837 passou a morar em Nova York, e em 1838 partiu para a Filadélfia. Sustentava-se realizando serviços editoriais para publicações como Burton´s Gentleman´s Magazine, Graham´s Magazine, New York Evening Mirror e The Broadway Journal.
Em 1839 escreveu A Queda da Casa de Usher e Contos do Grotesco e do Arabesco. No ano seginte publicou Os Crimes da Rua Morgue, seu primeiro conto policial. Durante o período em que Poe trabalhou na Graham´s Magazine, a circulação da revista aumentou de 5000 para 37000 assinaturas, tornando-se de longe o periódico mais popular da época.
Em março de 1842 Poe encontrou-se com o escritor inglês Charles Dickens na Filadélfia. No ano anterior Dickens ficara impressionado com a perspicácia de Poe, que advinhou o final da história de Barnaby Rudge, de sua autoria, - publicado em capítulos no jornal Saturday Everning Post - depois de analisá-la. Dickens comprometeu-se a encontrar uma editora inglesa para publicar Contos do Grotesco e do Arabesco, embora nada de concreto tenha resultado da promessa.
Edgar tentou publicar seu próprio periódico, mas não obteve apoio nem verba. Em 4 de março de 1843 o Saturday Courier da Filadélfia publicou um artigo autobiográfico de Poe, repleto de informações distorcidas, presumidamente fornecidas pelo próprio escritor. E foi a partir daí que a imagem pública de Poe começou a se estabelecer.
Em junho de 1843 o Dollar Newspaper da Filadélfia publicou o conto O Escaravelho de Ouro, que rendeu a Poe um prêmio de 100 dólares. O sucesso foi tão grande que uma segunda edição do jornal foi publicada. Além do prêmio em dinheiro, Poe recebeu uma significativa projeção nacional e internacional. Algumas de suas obras começaram a ser adaptadas para o teatro e traduzidas para o francês.
Em novembro desse mesmo ano Poe deu uma palestra sobre poesia americana, na Filadélfia. A platéia ficou lotada, e as críticas foram favoráveis. Isso o incentivou a fazer outras palestras, entre as quais "Os Poetas e a Poesia da América", "O Princípio Poético" e "O Universo". Em fevereiro de 1845 Poe tornou-se um dos editores do The Broadway Journal. Em julho passou a ser o único editor e em outubro tornou-se o único proprietário do periódico. Finalmente Poe conseguira: era dono de uma publicação, mas que operava perigosamente no vermelho. No ano seguinte, afundado em dívidas, o The Broadway Journal encerrou suas atividades. Em maio Poe mudou-se com a família para um chalé em Fordham, New Yoork.
A dependência do álcool foi a perdição de Allan Poe. Seu talento era imenso, e ele tinha contatos influentes e boa oportunidades. Alguns amigos de Washington conseguiram uma audiência na Casa Branca para levar adiante seu tão sonhado projeto de lançar uma revista, que até já tinha título - The Stylus. Mas quando ele se apresentou, visivelmente embriagado nem mesmo seu melhor amigo, o escritor e político F.W.Thomas, pode fazer alguma coisa para ajudá-lo. Daí por diante, a sorte o abandonou.
Com o agravamento do estado de saúde da esposa acometida de tuberculose, Poe passou a recorrer à bebida com mais frequência. Virgínia morreu em 30 de janeiro de 1847. No ano seguinte Poe escreveu A Balela do Balão e publica O Corvo, conto que o tornou famoso nos Estados Unidos e na Europa.
Inspirado em uma de suas palestras - "O Universo" -, escreveu o livro Eureka, um extenso "poema em prosa", de teor semicientífico e metafísico, publicado em março de 1848. Essa foi a décima e última obra do poeta publicada em vida. De volta a Richmond em 1849, retornou o contato com a namorada da adolescência, Elmira. Mas a morte da esposa o deixara profundamente abalado, e ele nunca se recuperaria do golpe. Sua saúde se deteriorava cada vez mais, e quem lhe dava assistência era a tia e sogra, Maria Clemm.
O fim da vida de Poe foi marcado pela publicação de alguns de seus mais notáveis poemas - Os Sinos, Ulalume, Annabel Lee e outros - e por seu deslumbramento com várias mulheres.
Edgar Allan Poe virtualmente criou a história de detetive e aperfeiçoou o gênero de suspense.
Também escreveu alguns dos mais importantes textos críticos de sua época - citações teóricas sobre poesia e conto -, e sua influência na literatura mundial é extensa.
Alguns de seus poemas se destacam pela construção literária impecável, pelos temas sombrios de morte, melancolia, crueldade, tortura culpa e vingança, pelos cenários lúgubres e pela extraordinária manipulação da métrica e do ritmo, que por vezes chegam a reproduzir sons e estados de espírito.
Allan Poe influenciou poetas e escritores modernos entre os quais, certamente, Sir Arthur Conan Doyle - criador do personagem Sherlock Holmes e seu assistente Watson - , cujo estilo e estrutura são muito semelhantes às histórias de detetive de Poe.
As circunstâncias da morte do escritor Poe permanecem um mistério. Após uma visita a Norfolk e Richmond para dar algumas palestras, ele foi encontrado inconsciente numa rua de Baltimore, em 3 de outubro de 1849, e levado a um hospital, onde ficou internado por quatro dias, com febre alta, tremores e delírios. Morreu no dia 7 de outubro. Edema cerebral, indicava o diagnóstico publicado no breve obituário. Edgar Allan Poe foi sepultado no cemitério da Igreja Presbiteriana de Westminsteer, em Baltimore, Maryland, no mausoléu de seu avô.
Nesse mesmo ano Charles Baudelaire publicou Contos do Grotesco e o Arabesco na França, com o nome de Histórias Extraordinárias.
Fonte: coleção obras-primas - grandes autores - vida e obra.
Em 1815 Allan Poe viajou com os pais de criação e a tia, irmã de Frances, para a Inglaterra, onde viveu até 1820. De volta aos Estados Unidos, JOhn Allan comprou uma bela casa na Virgínia, onde Edgar morou até ingressar na universidade, em 1826. Do outro lado da rua morava a família Royster e sua filha Elmira, que se tornou a namorada de adolescência de Edgar. Mas, devido à desaprovação dos pais de Elmira, o relacionamento com Poe foi rompido, e ela casou-se com Alexander Shelton, que os pais consideravam melhor partido.
Na Universidade de Virgínia Allan Poe estudou francês, espanhol, italiano, latim e grego. Viciado em jogo, desentendeu-se com o pai adotivo por causa de uma dívida de 2 mil dólares contraída na universidade. Mesmo tendo quase certeza de que fora trapaceado, Edgar insistia em pagar a dívida mas John recusou-se a ajudá-lo. Edgar então abandonou os estudos e saiu da casa dos pais adotivos e da cidade de Richmond. Viajou para Boston e alistou-se no exército, de onde mais tarde seria expulso por indisciplina.
Foi em Boston que, em 1827, publicou seu primeiro livro, Tamerlão e Outros Poemas. Sua poesia refletia os conflitos com os pais de criação e provavelmente foram escritos, pelo menos em parte, ainda na Virgínia.
No dia 28 de fevereiro de 1829, Frances, a mãe adotiva de Edgar, morreu em Richmond. Ele obteve autorização para afastar-se do posto, mas não conseguiu chegar a tempo para o enterro.
Depois de servir durante dois anos no exército, por alguns meses na Academia Militar de West Point e da publicação de um segundo livro de poesias, Al Aaraaf, Tamerlão e Poesias Menores, Allan Poe mudou-se para a cidade de Baltimore.
Em 1831 publicou Poemas, e em 1833 ganhou o primeiro prêmio num concurso literário com o conto Manuscrito Encontrado numa Garrafa. O êxito no concurso rendeu a Poe um prêmio de 50 dólares e garantiu-lhe a oportunidade de emprego que o levaria de volta a Richmond, em dezembro de 1835, como redator e editor da revista Southern Literary Messenger, onde trabalharia até 1837, escrevendo análises literárias de obras e recebendo tanto elogios quanto críticas por seus comentários francos. Nesse período publicou vários de seus próprios poemas e histórias.
Edgar morava em uma pensão com sua tia viúva Maria Clemm, o filho dela e a filha, Virgínia, com quem se casou em 16 de maio de 1836. Eles se uniram clandestinamente, tendo apenas Maria Clemm como testemunha, uma vez que os parentes haviam se mostrado contrários ao casamento. Na certidão emitida pelo cartório de Richmond, a idade de Virgínia era de 21 anos, mas na verdade ainda não tinha completado catorze. Após uma cerimônia simples, o casal viajou em lua-de-mel para Petersburg, cidade ao sul de Richmond, onde se hospedaram na casa de Hiram Haines, editor de um jornal local.
Enquanto trabalhava na Southern Literary Messenger, Poe começou a escrever seu único romance, A Narrativa de Arthur Gordon Pym. A primeira parte do romance foi publicada na revista e garantiu a Poe o reconhecimento do público como crítico, poeta e escritor. Mas, com problema de alcoolismo, Poe deixou o emprego na revista. Em 1837 passou a morar em Nova York, e em 1838 partiu para a Filadélfia. Sustentava-se realizando serviços editoriais para publicações como Burton´s Gentleman´s Magazine, Graham´s Magazine, New York Evening Mirror e The Broadway Journal.
Em 1839 escreveu A Queda da Casa de Usher e Contos do Grotesco e do Arabesco. No ano seginte publicou Os Crimes da Rua Morgue, seu primeiro conto policial. Durante o período em que Poe trabalhou na Graham´s Magazine, a circulação da revista aumentou de 5000 para 37000 assinaturas, tornando-se de longe o periódico mais popular da época.
Em março de 1842 Poe encontrou-se com o escritor inglês Charles Dickens na Filadélfia. No ano anterior Dickens ficara impressionado com a perspicácia de Poe, que advinhou o final da história de Barnaby Rudge, de sua autoria, - publicado em capítulos no jornal Saturday Everning Post - depois de analisá-la. Dickens comprometeu-se a encontrar uma editora inglesa para publicar Contos do Grotesco e do Arabesco, embora nada de concreto tenha resultado da promessa.
Edgar tentou publicar seu próprio periódico, mas não obteve apoio nem verba. Em 4 de março de 1843 o Saturday Courier da Filadélfia publicou um artigo autobiográfico de Poe, repleto de informações distorcidas, presumidamente fornecidas pelo próprio escritor. E foi a partir daí que a imagem pública de Poe começou a se estabelecer.
Em junho de 1843 o Dollar Newspaper da Filadélfia publicou o conto O Escaravelho de Ouro, que rendeu a Poe um prêmio de 100 dólares. O sucesso foi tão grande que uma segunda edição do jornal foi publicada. Além do prêmio em dinheiro, Poe recebeu uma significativa projeção nacional e internacional. Algumas de suas obras começaram a ser adaptadas para o teatro e traduzidas para o francês.
Em novembro desse mesmo ano Poe deu uma palestra sobre poesia americana, na Filadélfia. A platéia ficou lotada, e as críticas foram favoráveis. Isso o incentivou a fazer outras palestras, entre as quais "Os Poetas e a Poesia da América", "O Princípio Poético" e "O Universo". Em fevereiro de 1845 Poe tornou-se um dos editores do The Broadway Journal. Em julho passou a ser o único editor e em outubro tornou-se o único proprietário do periódico. Finalmente Poe conseguira: era dono de uma publicação, mas que operava perigosamente no vermelho. No ano seguinte, afundado em dívidas, o The Broadway Journal encerrou suas atividades. Em maio Poe mudou-se com a família para um chalé em Fordham, New Yoork.
A dependência do álcool foi a perdição de Allan Poe. Seu talento era imenso, e ele tinha contatos influentes e boa oportunidades. Alguns amigos de Washington conseguiram uma audiência na Casa Branca para levar adiante seu tão sonhado projeto de lançar uma revista, que até já tinha título - The Stylus. Mas quando ele se apresentou, visivelmente embriagado nem mesmo seu melhor amigo, o escritor e político F.W.Thomas, pode fazer alguma coisa para ajudá-lo. Daí por diante, a sorte o abandonou.
Com o agravamento do estado de saúde da esposa acometida de tuberculose, Poe passou a recorrer à bebida com mais frequência. Virgínia morreu em 30 de janeiro de 1847. No ano seguinte Poe escreveu A Balela do Balão e publica O Corvo, conto que o tornou famoso nos Estados Unidos e na Europa.
Inspirado em uma de suas palestras - "O Universo" -, escreveu o livro Eureka, um extenso "poema em prosa", de teor semicientífico e metafísico, publicado em março de 1848. Essa foi a décima e última obra do poeta publicada em vida. De volta a Richmond em 1849, retornou o contato com a namorada da adolescência, Elmira. Mas a morte da esposa o deixara profundamente abalado, e ele nunca se recuperaria do golpe. Sua saúde se deteriorava cada vez mais, e quem lhe dava assistência era a tia e sogra, Maria Clemm.
O fim da vida de Poe foi marcado pela publicação de alguns de seus mais notáveis poemas - Os Sinos, Ulalume, Annabel Lee e outros - e por seu deslumbramento com várias mulheres.
Edgar Allan Poe virtualmente criou a história de detetive e aperfeiçoou o gênero de suspense.
Também escreveu alguns dos mais importantes textos críticos de sua época - citações teóricas sobre poesia e conto -, e sua influência na literatura mundial é extensa.
Alguns de seus poemas se destacam pela construção literária impecável, pelos temas sombrios de morte, melancolia, crueldade, tortura culpa e vingança, pelos cenários lúgubres e pela extraordinária manipulação da métrica e do ritmo, que por vezes chegam a reproduzir sons e estados de espírito.
Allan Poe influenciou poetas e escritores modernos entre os quais, certamente, Sir Arthur Conan Doyle - criador do personagem Sherlock Holmes e seu assistente Watson - , cujo estilo e estrutura são muito semelhantes às histórias de detetive de Poe.
As circunstâncias da morte do escritor Poe permanecem um mistério. Após uma visita a Norfolk e Richmond para dar algumas palestras, ele foi encontrado inconsciente numa rua de Baltimore, em 3 de outubro de 1849, e levado a um hospital, onde ficou internado por quatro dias, com febre alta, tremores e delírios. Morreu no dia 7 de outubro. Edema cerebral, indicava o diagnóstico publicado no breve obituário. Edgar Allan Poe foi sepultado no cemitério da Igreja Presbiteriana de Westminsteer, em Baltimore, Maryland, no mausoléu de seu avô.
Nesse mesmo ano Charles Baudelaire publicou Contos do Grotesco e o Arabesco na França, com o nome de Histórias Extraordinárias.
Fonte: coleção obras-primas - grandes autores - vida e obra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário