terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Carlos Ruiz Zafón - A sombra do vento



Após anos de paquera, chego ao livro A sombra do vento. Na verdade, queria começar pelo livro O jogo do anjo entretanto para a leitura destes livros de Carlos Ruiz Zafón, melhor utilizar esta sequência, fui previamente informada por um grande leitor familiar. Esta época do ano é ótima para priorizarmos leituras de longos romances e a escolha de Carlos Ruiz Zafón é certamente estimulante, viável.

O autor Carlos Ruiz trabalha maravilhosamente o romance A sombra do vento com seu jogo intrincado de ritmo eletrizante e um suspense magnífico que prende o leitor por toda a trama. O tema do livro não é para ninguém botar defeito, especialmente aos ligados à arte de uma boa leitura ou simplesmente apreciar os livros como objetos especiais, cada qual com seu mistério, com sua história que leva a imaginação a patamares fora da normalidade da vida cotidiana. Assim trata o autor de forma especial os livros e inicia com a história do livro de nome similar, a sombra do vento, que é dado de presente a um menino de 10 anos, Daniel Sempere, levado por seu pai a um misterioso lugar no coração do centro histórico: o Cemitério dos Livros Esquecidos. O jovem literalmente adentrar na história do maldito livro, modificando sua estrutura de vida através de suspense e busca aguçada por desvendar os mistérios que inicia sua vida com a chegada deste presente recebido, levando-o a procurar pistas do desaparecido autor do livro que o fascina, transformando-o em homem ao iniciá-lo no mundo do amor, do sexo e da literatura.

O suspense, ambientado na Espanha franquista da primeira metade do século XX, nas trevas do pós-guerra,  compõe a bela história valorizando o tão amado livro impresso, como protagonista, e seu poder místico, onde as construções literárias são bem amarradas deixando o leitor sedento do instante posterior, e já desejando conhecer o livro posterior O jogo do Anjo tão logo saudoso deixe esta excelente narrativa.

"- Daniel, bem-vindo ao Cemitério dos Livros Esquecidos.
Salpicando os corredores e as plataformas da biblioteca se podia ver, perfiladas, uma dezena de figuras. Algumas delas se viraram para cumprimentar de longe, e reconheci o rosto de vários colegas de meu pai do grêmio dos livreiros de sebo. À luz de meus dez anos aqueles indivíduos pareciam uma conspiração de uma confraria secreta de alquimistas, com as costas viradas para o mundo. Meu pai ajoelhou-se ao meu lado e sustentando o olhar me disse, com essa voz delicada das promessas e confidências.
- Este lugar é um mistério. Daniel, um santuário. Cada livro, cada volume que vo~cê vê, tem alma. A alma de quem o escreveu, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece. Faz já muitos anos que meu pai me trouxe aqui pela primeira vez, este lugar já era velho. Quase tão velho quanto a própria cidade. Ninguém sabe ao certo desde quando existe ou quem o criou. Conto a você o que me contou meu pai. Quando uma biblioteca desaparece, quando uma livraria fecha as suas portas, quando um livro se perde no esquecimento, nós, guardiãos, os que conhecemos este lugar, garantimos que ele venha para cá. Neste lugar, os livros dos quais já ninguém se lembra, os livros que se perderam no tempo, viverão para sempre, esperando chegar algum dia às mãos de um novo leitor, de um novo espírito. Na loja, nós os vendemos e compramos, mas na verdade os livros não têm dono. Cada livro que você vê aqui foi o melhor amigo de um homem. Agora só tem a nós, Daniel. Você acha que poderá guardar este segredo?"

4 comentários:

  1. Tambem gostei muito desse livro. Publiquei critica ha muito tempo no Barrosbar.

    ResponderExcluir
  2. Barros,
    Sempre gostei de uma pitada de suspense e o autor constrói muito bem a narrativa.
    Ah, o Barrosbar... que saudade!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Livro fabuloso. Dificil de igualar. Saudade de ler algo ou algém tão apaixonado pelos livros.

    Gostei muito deste blog

    Dá uma vista de olhos no meu

    http://www.cemiteriodoslivrosperdidos.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Olá Miguel Marques,

    Obrigada pela visita e comentário.
    Vou agora mesmo visitar teu cemitério dos livros perdidos, rsrs.

    Lígia Guedes

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails