sábado, 20 de fevereiro de 2010

As Crônicas de Nárnia / A viagem do Peregrino da Alvorada





"O que viram naquele momento é difícil de acreditar, mesmo nos livros; mas é muito mais difícil de acreditar quando acontece na vida real. Tudo no quadro estava em movimento. Não era como no cinema, não; as cores eram muito mais reais e vivas, como ao ar livre. A proa do navio afundava e tornava a subir nas ondas com uma grande franja de espuma. Quando uma onda ergueu o navio atrás, viu-se pela primeira vez a popoa e o convés, que desapareceram logo no bojo da onda seguinte. Neste mesmo instante, um caderno, que estava caído sobre a cama de Edmundo, começou a virar as folhas e foi levado pelo ar, batendo na parede; o cabelo de Lúcia enrolou-se em torno do rosto, como num dia de vento. Era um dia de vento, mas o vento soprava do quadro. De súbito, com o vento, vieram os barulhos... o marulhar das ondas, o bater da água de encontro ao costado do navio e, mais alto que tudo, o estrépito do vento e da água. Foi o cheiro (agreste, salgado) que convenceu Lúcia de que ela não estava sonhando."


Embalando sonhos juvenis (incluída nesta), ao ler o trecho acima, nota-se que a vida é uma grande viagem. O universo se faz em imenso mar onde suavemente se veleja. Pode ocorrer tempestade ao seguir o curso. Normal para quem deseja se aventurar por novas descobertas. A vida, tão somente eterna peregrinação.

Definitivamente, não há como escapar deste livro. Ficará de geração a geração. Livro para ser lido, relido, só, em roda sob o luar (nem precisa se deslocar para a serra ou praia). Use e abuse. Quanto mais, melhor. Mas cuidado, os efeitos colaterais logo surgirão. Não é à toa que o autor alertou:


"Uns meninos que brincavam de Nárnia
Foram ficando cada vez mais birutas..."



Quem se arrisca?
Melhor:"Quem não se arrisca, não petisca."

Lewis, C. S., 1898-1963
As crônicas de Nárnia / C. S. Lewis; ilustrações de Pauline Baynes; tradução Paulo Mendes Campos e Silêda Steuernagel; revisão da tradução Silvana Vieira. - São Paulo - Martins Fontes, 2005.

2 comentários:

  1. Ola!!Ótimo filme e as cronicas em si.Gostei do post e voi rever e ter esses sonhos...Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Poeta,

    O filme do intimamente e familiarmente falando "Caspinha" será lançando em 2010.
    Agradeço a presença amiga.
    Ótima semana!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails