sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ana Botafogo na ponta dos pés / Coral da Cidade de Macaé / Lira dos Conspiradores - uma homenagem a Imperatriz da dança

"Pas de Deus

Jamais esquecerei
dos braços de Ana."



"Soltos no ar
numa sensual simetria
de serpentes
ateando fogo ao palco
incendiando a música e a dança
invertebradamente.

Seus pés
igualmente inesquecíveis
vestidos de pássaros azuis
desafiavam a gravidade
dos linóleos.

Neste céu de sapatilhas
que sobrevoavam meus olhos
minhalma bailarina
aos seus encantos se rendeu:
aquela dança não era apenas
um majestoso pas-de-deux
mas um etéreo e eterno
pas de Deus."


(Carlos Dimuro; ANA BOTAFOGO, apud Nagle,Leda, 2006)

(*) verificar citações


Talvez a vida de Ana Botafogo se resuma neste poema.



Com o carinho de Ana Botafogo, o livro "Ana Botafogo na ponta dos pés" relata algumas de suas histórias. Nem precisei iniciar a leitura do livro para compreender o brilho no olhar de Ana ao presenciar este momento em que, agraciada pelo Coral da Cidade de Macaé ao som de "Macaé Minha Terra Querida" relata já quase estar a aprender esta música, verdadeiro poema oferecido aos macaenses. A Lira dos Conspiradores marcou presença no evento sacudindo os presentes com o animado repertório.



Apesar de estar em obras, o Teatro Municipal de Macaé tão bem acolheu a Embaixatriz da Dança, que emocionada oportunizou seu livro "na ponta dos pés, Ana Botafogo". Mas estas são outras letras porque de emoção, somente uma história contada em vida com citações que tão bem definem esta belíssima mulher de olhar misterioso e emocionado.

A exposição inaugurada "Ana Botafogo, a Embaixatriz da Dança", mostra em notícias de jornais, fotos, entrevistas historicamente acompanhando o crescimento do balé no Rio de Janeiro e Brasil. O período de visitação é de 18 de junho a 8 de julho de 2010. Ana foi agraciada ainda para retornar a esta cidade luz para se apresentar na reabertura do Teatro Municipal.

"Mesmo uma bailarina de renome pode ter suas frustrações, que a fazem lembrar que é humana..."



"Para mim, tudo começa em família", inicia a leve caminhada pelo livro, provando, na prática, que a noite foi bela, junto ao pai que falou emocionado, uma noite de moção de aplausos, uma homenagem do município a artista bailarina brasileira que já se apresentou nos palcos do Brasil e países como França, Venezuela, Itália, Inglaterra, Chile, Cuba, Estados Unidos, Paraguai, Espanha.

O livro, nem preciso retornar com a resenha para compreender que a vida de Ana foi pautada em esforço, persistência, seguindo sempre em frente mesmo quando a vida lhe fechava as portas, lhe dizia não. Com humildade e emoção mostrou seu trabalho. O reconhecimento, talvez nem se importe se houve em excesso ou falta pois aprendeu a medir a vida com suas próprias medidas. A trajetória de uma estrela que passa com brilho incessante!

"Você vai crescer, você vai ser alguém. Acredite nesse brilho interior"


Livro: Ana Botafogo : na ponta dos pés : a trajetória de uma estrela / baseado em entrevistas para Leda Nagle e Dalal Achcar. - São Paulo : Globo. 2006.
Acompanha audio CD para aulas de balé.

EDITORA GLOBO S.A.
Av. Jaguaré, 1485 - São Paulo, SP, Brasil
CEP 05346-902
www.globolivros.com.br

"Somos responsáveis pela trajetória de nossas vidas."
(em construção)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails