domingo, 2 de janeiro de 2011

O Último Cabalista de Lisboa - Richard Limler


O Último Cabalista de Lisboa, de Richard Limler, livro que ficou a me convidar leitura durante todo o ano de 2010 e que me proporciono adentrar nesta bem construída história com riqueza de detalhes, mistérios a revelar a história de um povo que viveu o pesadelo de ser judeu em um tempo de fanatismo religioso onde milhares são convertidos à força ao catolicismo, em um ambiente de peste, seca que assolam Portugal, em um mar de perseguição religiosa. Relata a angustiante perseguição aos judeus no século XVI em Portugal, além de expor a tradução judaica da cabala.

Neste ambiente se constrói o personagem, jovem estudioso da cabala que se envolve em uma trama cheia de segredos e perigos, a procura de desvendar a morte do tio e mestre Abraão Zarco. Descobre uma rede de contrabando de manuscritos hebraicos e que, por trás da aparência cristã da elite portuguesa, se escondem judeus que professam sua religião em pequenos e temerosos grupos.


Belo livro onde o autor Richard Limler constrói a trama através de ampla pesquisa histórica pelos manuscritos de Berequias Zarco.

"Quando pensei pela primeira vez em traçar nossas atribulações numa página manuscrita, minha família e eu estávamos escondidos no porão de nossa casa. O mistério acabava de se abrir diante de mim em toda a sua complexidade. Foi nesse ponto que iniciei minha história, há vinte e três anos. E nele começaremos de novo.


Falaremos de três acontecimentos antes de chegar ao assassinato que transformou nossas vidas: a procissão dos penitentes; o ferimento de um amigo querido; e a prisão de um membro da família. Tivesse eu entendido o alcance desses presságios, tivesse-os lido como versos de um singular poema escrito pelo Anjo da Morte, eu poderia então ter salvado várias vidas. Mas a ignorância me traiu. Talvez, ao acommpanharem minhas palavras ao longo destas páginas, vocês tenham mais êxito. Sejam abençoados com a visão clara.


Sentem-se, pois, num cômodo tranquilo decorado por uma roda de arbustos ou flores perfumadas. Voltem-se para o Oriente, para a amada Jerusalém. Desatem com cânticos os nós da mente. E deixem a luz tênue de uma vela sombrear as páginas à medida que as forem virando.


Bruheem kol demuyay eloha Benditos sejam todos os auto-retratos de Deus.


Berequias Zarco, Constantinopla
Sexto dia de Av, 5290 (1530 d.C.)"

Richard Zimler nasceu em Nova York, em 1956, e desde 1990 vive na cidade do Porto, em Portugal. É jornalista, professor da Universidade do Porto e colaborador do Los Angeles Times. Além de O Último Cabalista de Lisboa, escreveu outros seis romances, entre eles "A procura de Sana", Trevas da luz e The Seventh Gate, inédito no Brasil. Seus livros são best-sellers em doze países e lhe renderam prêmios nos Estados Unidos, no Reino Unido e em Portugal.

3 comentários:

  1. Gostei bastante do livro quando o li, mas acho que devo reler algumas partes, pelo menos pelo que você postou. Obrigada por me lembrar dele de novo.

    Mas passei aqui para desejar um muito feliz 2011. Que venha repleto de realizações. Um beijinho, Ladyce

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Lígia! Chegando só 1 ano atrasada pra me deliciar com o seu comentário do livro que comecei a ler nesta semana. Obrigada, tb estou em êxtase com a densidade da leitura. Bjks e Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails